Pernambuco Nação Cultural

Notícias

05.02.2010 - 10h00

Maracatu almitrante do Forte

mensagem para o Carnaval 2010

Hélio Rodrigues

Acervo MAF

Descrição da imagem

O mestre, a nossa bandeira e o filho

MARACATU NAÇÃO ALMIRANTE DO FORTE
Bongi - Recife - Pernambuco - Brasil

Sejam bem-vindos ao Maracatu Almirante do Forte.

A vocês que vieram brincar o carnaval com a gente, obrigado por tão grande homenagem. O povo desse lugar é humilde, alegre e hospitaleiro.

O Maracatu Almirante do Forte nasceu em mil novecentos e trinta e um. O símbolo é um navio. O azul e o branco de Iemanjá representam a luz divina e a força do mar. Tem na fé persistente do Mestre Teté a fonte da resistência de uma cultura e sua história.

Crianças, jovens e adultos participam do batuque. É uma cultura forte e de valor para todos nós. É a fé de um povo manifestada através da musica e da dança. É ao mesmo tempo arte e cultura.

A Nação do Almirante do Forte tem a honra de outra vez participar do carnaval do Recife e de Pernambuco. Neste ano de 2010 estamos celebrando o centenário da mais antiga dama do passo – Josefa Maria da Silva – a dona Zéfinha, ou Vó Finha, como é conhecida na comunidade.

Somos gratos a “Vó Finha” pelo bem cultural que ela construiu e ainda constrói.

Dona Ana, também centenária e há muito tempo agregada a família não perde a oportunidade de ensaiar o passo toda vez que tem batuque. Meninos tão pequenos, do tamanho de uma alfaia, ensaiam o toque com entusiasmo. O velho e o novo integrados, mantendo a tradição. São exemplos de que a cultura é um bem universal, para todas as idades, imprescindível, que sem ela perderemos nossa identidade, nosso bem maior.

Que a paz de Orixalá esteja sempre conosco.

Bom carnaval.

MARACATU NAÇÃO ALMIRANTE DO FORTE

Presidente
Antonio José da Silva Neto
Mestre Teté

Conteúdo sob Licença Creative Commons