Pernambuco Nação Cultural

Texto


Avançada

Contribuição Indígena para formação da Nossa Cultura

divulgação

Descrição da Foto
Por: Edilson Oliveira*
Há mais de 500 anos o homem “branco” ocupou nossas terras e impôs sua cultura sem precedentes a cultura indígena, tentando catequizar, transformar ou até mesmo escravizar uma das mais belas culturas de origem primitiva.
Mas tudo isto sobreviveu a estes tempos e os costumes indígenas foram de grande relevância para a formação da cultura brasileira. Ensinando sobreviver a quem nos escravizou cruelmente a sobreviver em várias situações, muitos serviram de guia nas explorações, os antepassados indígenas participaram na história do país constantemente, ajudando a manter as terras longe dos invasores, também na mão-de-obra, nas expansões agrícolas.
A formação sócio-cultural do povo brasileiro também é de grande influencia indígena, os nossos traços na miscigenação com o branco e o negro, não apenas no sentido biológico, mas fazendo parte da formação religiosa e cultural, nossa culinária até hoje é apreciada por aqueles que nem mesmo sabem que os primeiros a experimentar certas iguarias foram e são dos índios. Entende-se que os saberes primitivos perpassam os tempos e são instrumentos para o tempo atual.
Elencamos vários costumes, como culinária, medicina, danças folclóricas entre outras manifestações.
A influência indígena é também forte no folclore do interior brasileiro, povoado de seres fantásticos como o Boi Tatá, Curupira, saci-Pererê, Iara entre outros. Na Culinária, a alimentação indígena tinha como alicerce a mandioca, na forma de farinha e de beijus, mas também de frutas, pescado, caça, milho, batata e pirões. A tradicional medicina indígena hoje é valorizada, aceita por profissionais renomados, uma arte milenar que usada a uma série de combinações, segundo pesquisas, antes mesmo da medicina moderna descobrir as ervas compostas.
Concluindo, a cultura indígena é fundamental para nosso entender hoje, sem seus costumes e saberes, nossa cultura seria sem gosto e sem emoção.
*Graduando em História e Artesão Goianense/PE

Baixar em formato PDF

Versão para impressão

O que achou deste texto?

Gostei

14 recomendações
19426 acessos

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal Pernambuco Nação Cultural reserva-se o direito de apagar as mensagens.









Esse conteúdo foi criado e postado por:

Edilson Oliveira

Autorizado por:
Instituto Intercidadania

em 05.05.2012 às 21h13


Tags

arte artesanato edilson oliveira

Direitos autorais:

  • Domínio Público

Denunciar conteúdo impróprio



Conteúdo sob Licença Creative Commons